10 de fevereiro de 2009

Se tu visse o que eu vi

Competência: Desenvolver a consciência de rima, de palavra e de sílaba.
Actividades - A partir do poema "Se tu visses o que eu vi", de António Mota: Leitura da poesia escrita no quadro; Memorização de um verso por cada aluno; Identificação das palavras que rimam e explicitar o respectivo bocadinho; Exercícios/treino de ordenação de letras para formar palavras, identificação de nomes de animais numa "sopa de letras" e escrita de frases.
.
Se tu visses o que...


Se tu visses o que eu vi

Se tu visses o que eu vi
desatavas à gargalhada
uma cobra com doze patas
a comer uma salada.

Se tu visses o que eu vi
desatavas a fugir
uma sardinha a mamar
e um pinto a latir.

Se tu visses o que eu vi
fugias para outro lado
uma gata a tocar guitarra
e um cão a cantar fado.

Se tu visses o que eu vi
ficavas com os cabelos no ar
um porco a dançar uma valsa
e uma lesma a saltitar.

Se tu visses o que eu vi
ficavas de boca aberta
uma cabra com sete rabos
em cima de uma caneca.

Se tu visses o que eu vi
nunca mais te esquecias
uma mosca a escrever poemas
e um lobo a pescar enguias.

Se tu visses o que eu vi
muito havias de rir
comias a sopa toda
e voltavas a repetir.


António Mota (2007). Se tu visses o que eu vi. VNGaia: Edições Gailivro.
.
Act. I - Ordena as letras e escreve as palavras correspondentes.
.
Act. II - Descobre na sopa de letras seis nomes de animais.
.

Act. III - Escolhe quatro animais e escreve uma frase para cada um deles.

.
Act. IV - Ilustra a parte do poema de que mais gostaste.

Sem comentários: