17 de março de 2009

Semeei no meu quintal

Competência: Desenvolver processos básicos de compreensão da leitura.
Actividades: Exercícios de avaliação de microprocessos e processos integrativos.
.
Semeei no meu quintal
sementes de tangerina
nasceram duas cadelas
uma gorda e outra fina.

Semeei no meu quintal
sementes de hortelã
nasceram duas gatinhas
uma gigante e outra anã.

Semeei no meu quintal
sementes de couve tenrinha
nasceram duas frangas pretas
um coelho e uma galinha.

Semeei no meu quintal
sementes de manjerico
nasceram dois sabonetes
uma toalha e um penico.

Semeei no meu quintal
sementes de boa pimenta
nasceram dois carrapatos
em cima duma jumenta.

Semeei no meu quintal
sementes de cravos vermelhos
nasceram duas cobras novas
e dois sapos muito velhos.

Semeei no meu quintal
fartei-me de semear
só não pus côdeas de pão
porque não as posso trincar.

António Mota, Ed. Gailivro.


Act. I - Encontrar a ideia principal de cada quadra (microsselecção).

a) - De acordo com o texto, completa cada grupo assinalando com um X a quadrícula certa.


Act. II - Agrupar palavras.

a) - Com as unidades de sentido de cada conjunto, constrói frases.


Act. III - Inferir relações.

a) - Lê e assinala com um X a quadrícula que pensas estar certa. b) - Continua a responder.c) - Os teus colegas da turma 13 fizeram esta brincadeira: d) - E tu... tenta brincar com as palavras:

Sem comentários: